Assinar lista de notícias | Redes sociais:


O que se pesquisa na RoboCup?


Robô Nimbro
Robô open source Nimbro (campeão teensize 2012). Universidade de Bonn, Alemanha.

A RoboCup visa fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de robôs móveis autônomos, isto é, aqueles fundamentados no desenvolvimento de sistemas de Inteligência Artificial. Além da IA, desenvolve-se também pesquisa nas áreas de: eletrônica, computação, sistemas embarcados, visão computacional, sistemas de comunicação, mapeamento, sistemas em tempo real, aprendizado de máquinas, educação, arte-tecnologia, locomoção, etc. Além das aplicações diretas, as tecnologias aqui desenvolvidas podem ser aplicadas em áreas como: prótese, órtese, vigilância, controle, dentre muitas outras.

A plataforma mais conhecida da RoboCup é a de futebol de robôs (RoboCup Soccer), que busca desenvolver robôs capazes de cooperar em sistemas multi-agentes para atingir objetivos comuns. Existem diferentes modalidades de futebol. Elas podem variar com a tecnologia de construção dos robôs (por exemplo de acordo com o tipo de locomoção: rodas ou bípedes) e com o tamanho dos robôs e sua tecnologia embarcada (ex: kid size, teen size, adult size).

Contudo, o futebol não é o único foco de desenvolvimento da RoboCup. A RoboCup possui também uma liga especial para o desenvolvimento de robôs para resgate (RoboCup Rescue). Nesta liga, cenários de desastres naturais (tais como áreas de terremotos, por exemplo) são utilizados visando desenvolver sistemas de mapeamento e localização de vítimas.

Uma outra liga da RoboCup, a RoboCup@home, busca desenvolver robôs focados nas tecnologias assistivas, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de tecnologias que tornem os robôs autônomos capazes de auxiliar os seres humanos - particularmente aqueles com algum tipo de necessidade espeical - em suas tarefas cotidianas nas residências, tais como: reconhecimento e transporte de móveis objetos, auxílio na preparação de refeições, entre outras.

As ligas acima descritas são destinadas prioritariamente a universidades e pesquisadores. Contudo, a RoboCup fomenta também uma liga especialmente desenvolvida para as crianças, a RoboCup Junior, que busca aproximar o jovem do universo da tecnologia através da robótica educacional.