Assinar lista de notícias | Redes sociais:


Objetivo da RoboCup Federation


"Em meados de século 21, uma equipe totalmente autônoma de robôs humanóides jogadores de futebol deve vencer um jogo contra o time de humanos campeão da última Copa do Mundo da FIFA, utilizando as regras da FIFA."

(RoboCup Federation)


A RoboCup busca promover pesquisas nas áreas de robótica e inteligência artificial através da proposição de plataformas estimulantes fundamentadas em problemas do mundo real que sejam capazes de atrair o grande público.

A proposta de vencer o time de humanos campeão do mundo deve ser um dos grandes desafios da comunidade de pesquisadores de robótica e inteligência artificial nas próximas décadas. Em um primeiro momento, este objetivo pode parecer excessivamente ambicioso. No entanto, vale estabelecer alguns paralelos. Apenas 50 anos depois do vôo do primeiro avião, a missão Apollo foi capaz de enviar o homem à Lua e trazê-lo de volta em segurança. Apenas 50 anos depois da invenção do computador digital, o Deep Blue venceu o campeão mundial de xadrez humano, Garry Kasparov.

Você considera esta meta impossível? Bem... Assista, por exemplo, a este pequeno vídeo do campeão da liga Small Size 2006. Estes são robôs de pequeno porte com rodas jogando de forma totalmente autônoma, isto é, sem qualquer intervenção humana. É uma pequena amostra do que reservam as próximas décadas.