Assinar lista de notícias | Redes sociais:


Histórico: o nascimento da RoboCup Brasil



No ano de 2003, na cidade de Bauru, SP, durante a realização do VI Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI), evento promovido pela Sociedade Brasileira de Automática (SBA), dois pesquisadores Brasileiros, Prof. Dr. Luiz Marcos Garcia Gonçalves (UFRN) e Prof. Dr. Marcelo Nicoletti Franchin (UNESP) se uniram para realizar o que viria a ser conhecida como a primeira Competição Brasileira de Robótica (CBR) e a II Competição IEEE Latino-Americana de Robótica para estudantes (LARC). Esta competição promoveu junto a universidades brasileiras, pela primeira vez, em caráter experimental, uma competição com diferentes modalidades de provas de robótica. O sucesso do evento impulsionou a realização anual desta competição.

No ano seguinte, em 2004, a comunidade optou por realizar as atividades da RoboCup Brasil juntamente com o XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em Salvador, Bahia. Neste evento, ocorreu pela primeira vez uma competição oficial da RoboCup no Brasil. O coordenador geral da RoboCup Brasil 2004 foi o Prof. Dr. Augusto Loureiro da Costa (UFBA). A partir desta data, ficou estabelecido que em anos pares o evento seria realizado juntamente com os eventos científicos da SBC, e em anos ímpares com os eventos científicos da SBA.

No ano de 2005, a III Competição Brasileira de Robótica, IV Competição Latino-Americana de Robótica e a II RoboCup Brasil foram realizadas de forma integrada, novamente junto com a SBA, agora na cidade de São Luis, MA. A organização do evento coube ao Prof. Dr. Reinaldo Augusto da Costa Bianchi (FEI).

No ano de 2006, a IV Competição Brasileira de Robótica (CBR) e a III RoboCup Brasil foram realizadas em conjunto com a Jornada de Robótica Inteligente (JRI), da SBC. O evento foi realizado na cidade de Campo Grande, MS, sob coordenação do Prof. Dr. Alexandre da Silva Simões. Com uma nova proposta da comunidade de difundir a robótica e a tecnologia junto aos jovens brasileiros, a organização promoveu pela primeira vez no Brasil as provas da RoboCup Junior (modalidades regate e dança). Ficava claro para o grupo que novas ações nesse sentido precisavam ser estimuladas.

O ano de 2007 foi um ano importante para a RoboCup no Brasil. A V Competição Brasileira de Robótica (CBR) foi realizada juntamente com o SBAI, da SBA, na cidade de Florianópolis, SC, sob coordenação da Prof.a Dr.a. Silvia Silva da Costa Botelho (FURG). Juntamente com esta edição foi realizada a I Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que marcou a iniciativa de difundir a robótica entre os jovens não apenas em um evento local, mas diretamente nas escolas e em regionais estaduais. Foi realizado ainda pela primeira vez o RoboCup Brazil Open, que contou com a participação de equipes RoboCup de outros países. O ano de 2007 marca a fundação oficial da RoboCup Brasil, através da constituição do Comitê da entidade. O primeiro comitê da RoboCup no Brasil foi presidido pelo Prof. Dr. Alexandre da Silva Simões.

No ano de 2008, a VI Competição Brasileira de Robótica (CBR) foi realizada em conjunto com o Joint Conference SBIA/SBRN/JRI, da SBC, novamente na cidade de Salvador, BA. Neste evento ocorreu o V Latin American Robotics Competition (LARC), além da V RoboCup Brazil, IV Latin American RoboCup Open, II Brazilian RoboCup Open e III RoboCup Junior Brazil, sob coordenação do Prof. Dr. Flavio Tonidandel (FEI).

No ano de 2009, a VII Competição Brasileira de Robótica (CBR) foi realizada na cidade de Brasília, DF, sob a coordenação do Prof. Dr. Flavio Tonidandel (FEI), em conjunto com o IX Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI). O Prof. Dr. Alexandre da Silva Simões é reconduzido como presidente da entidade no país para o biênio 2009-2011.

No ano de 2010, a VIII Competição Brasileira de Robótica (CBR) foi realizada na cidade de São Bernardo do Campo, SP, sob coordenação da Prof.a Dr.a Esther Luna Colombini (FEI). A CBR atingia a marca de 133 times de 8 países e mais de 600 competidores.

No ano de 2011, a IX Competição Brasileira de Robótica (CBR) foi realizada na cidade de São João del Rei, MG, novamente sob a coordenação da Prof.a Dr.a Esther Luna Colombini (FEI). Juntamente com esta edição do evento foi realizada a I Mostra Nacional de Robótica (MNR).

No ano de 2012, a edição comemorativa da X Competição Brasileira de Robótica (CBR) foi realizada na cidade de Fortaleza, CE, juntamente com o Latin American Robotics Competition 2012, Robocup Latin American Open, Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Mostra Nacional de Robótica (MNR). O evento foi coordenado pela Prof.a Dr.a Esther Luna Colombini (FEI) e Prof. MSc. Fernando Sobreira (UNIFOR). Este evento contou com a participação de mais de 1.600 inscritos de mais de 200 instituições de todo o país e exterior, transformando-se no maior evento de robótica da América Latina. O ano de 2012 foi marcado ainda pela aprovação da proposta brasileira para sediar em 2014, pela primeira vez em sua história, a RoboCup internacional. O comitê da RoboCup Brasil foi reorganizado em assembléia realizada durante o evento com a eleição de 7 trustees, que passam a dar as diretrizes para o crescimento da RoboCup no país. Para a presidência da RoboCup no biênio 2012-2014 foi eleita a Prof.a Dr.a Esther Luna Colombini.